segunda-feira, abril 30, 2007

Vale a pena perder 5 minutos a ler este texto.

sexta-feira, abril 20, 2007

A avaliação dos alunos---novas tendências

Caros amigos
As coisas têm de mudar, dizem as novas correntes da Educação.
Aqui está um exemplo da NOVA ATITUDE que os professores têm de adoptar, a bem dos tempos modernos.

Está em baixo.

Avaliação de um exercício nos tempos que correm...

Orientado para professores que têm de mudar... e cumprir políticas da Srª Ministra...

QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ?

A . EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18

B. ANÁLISE:
A grafia do número seis está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número sete ; O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição; Quanto ao resultado , verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical! Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos.. a sua intenção era, portanto, boa.

C. AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que: A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão
dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... –
realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício.
Em consequência, podemos atribuir-lhe um...
EXCELENTE"..
e afirmar que o aluno...
PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!