quinta-feira, abril 24, 2008

A mãe dos meninos do Holocausto





Enquanto o mundo continua a chorar e a encantar-se com a figura de Óscar Schindler, proclamado como o grande salvador do povo judeu e aclamado no filme a Lista de Schindler, Irena Sendler permanece assim: no esquecimento.
Irena Sendler nascida na Polónia em 1910, ajudou a salvar do horror 2.500 crianças. É chamada pelos sobreviventes como “A mãe dos meninos do Holocausto”.
Em 1939, Irena Sendler era enfermeira no Departamento de Bem-Estar Social de Varsóvia. Horrorizada com o que os seus olhos viam, empenhou-se em salvar o maior número de crianças da morte. Para o efeito pedia aos pais das crianças que lhas entregassem, com a promessa de que tudo faria para as tentar salvar. Conseguiu identificações e assinaturas falsas. Retirou as crianças daqueles antros em ambulâncias, alegando que as mesmas sofriam de tifus. Passado algum tempo começou a servir-se de tudo quanto pudesse ajudar na sua obra. Caixotes de lixo e sacos de batatas serviram para salvar vidas.
Quando questionada sobre o feito, as palavras de Irena deixam-nos tocados:
“poderia ter feito mais. Este lamento acompanhar-me-á até ao dia da minha morte.”
Irena Sendler, a “mãe dos meninos do Holocausto” deixa-nos desarmados face à sua simplicidade e bondade.

“Não se plantam sementes de comida. Plantam-se sementes de bondade. Tratem de fazer um círculo de bondade, este rodear-vos-á e far-vos-á crescer mais e mais.”
Irena Sendler

sábado, abril 19, 2008

Manel, oó manel....

O meu grupo de amigos descobriu uma ave rara. Dada a sua raridade decidiram criar um blog sobre a figura tipicamente portuguesa. Convido-vos a passar por lá: http://chouricasquentes.blogspot.com/.
Aos fundadores do blog, meus lindos, boa sorte :)

domingo, abril 13, 2008

Bolinhas


Os dias vão-se desenhando. Presos às rotinas dos dias de labuta, continuamos com os olhos fixos nos objectivos a cumprir, nas melhorias a efectuar. Chegada a sexta-feira, e ansiosos por abraçarmos os que amamos, não mereciamos que o carro avariasse. Pois é, depois de uma semana repleta de trabalho, com um cansaço tremendo, cheia de vontade de correr para a estação de camionagem para me meter dentro do autocarro e correr para os braços dos meus "amores", eis que o carro decide não pegar. Uns diziam que era bateria, outros adivinhavam-lhe outra coisa. No meio de tanta adivinhação, chegou-se à conclusão que bateria não era certamente. Chamado o reboque, é hora de escolher a oficina para levar o carro. Valham-nos os santinhos, mas que oficina? É o que dá estar sempre a mudar de local de trabalho. Sabia lá eu para onde mandar o carro... Dado o desconhecimento das oficinas existentes na localidade, optei por mandar o "bolinhas" para a marca. Segunda aguarda-me um dia longo, mais do que habitual. De manhã há que ligar para a marca e pedir o orçamento, coisa boa para fazer logo de manhã :) Até voltar a ter o "bolinhas" valha-me a boleia da Caty. Esperamos que o teu maquinão não falhe não senão...

sexta-feira, abril 04, 2008

Perplexidade...a minha...

Porto, 04 Abr (Lusa) - O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, afirmou hoje, no Porto, que "há uma campanha orquestrada contra a escola pública".

Valter Lemos falava aos jornalistas à margem do IX Fórum da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Corporativo, que hoje se iniciou no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

"Está-se a fazer uma campanha totalmente imerecida porque, para a maior parte dos portugueses, não existe alternativa ao ensino publico", frisou.

Questionado sobre quem é que está por detrás dessa campanha, Valter Lemos escusou-se a responder.

"Eu vejo as vossas notícias, vocês é que saberão", disse.

PF/JAM.

Lusa/fim.