sábado, setembro 27, 2008

poema...


Perguntei a um sábio,

a diferença que havia

entre amor e amizade,

ele disse -me esta verdade...

O Amor é mais sensível,

a Amizade mais segura.

O Amor dá-nos asas,

a Amizade o chão.

No Amor há mais carinho,

na Amizade compreensão.

O Amor é plantado e

com carinho cultivado,

a Amizade vem faceira,

e com troca de alegria e tristeza,

torna-se uma grande e querida companheira.

Mas quando o Amor é sincero

ele vem com um grande amigo,

e quando a Amizade é concreta,

ela é cheia de amor e carinho.

Quando se tem um amigo

ou uma grande paixão,

ambos sentimentos

coexistem dentro do seu coração.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Ousar ser

Até há 2 meses atrás escutava algumas pessoas a vangloriarem-se por terem a posssibilidade de obrigarem outros, em situação menos cómoda, a compactuarem com aspectos menos lícitos. Vi e presenciei humilhações, ameaças, argumentações vis e ofensoras. A pressão dava lugar a opressão, eram tratadas como joguetes nas mãos daqueles que detêm o poder. Recordo noites em que acordei com telefonemas e do outro lado da linha erguiam-se vozes sufocadas pela tristeza e indignação. Os comportamentos éticos e normativos morais eram inexistentes. Ontem, pela noite dentro, soltei, em vosso nome, um grito de alegria profundo, ao saber que uma brecha se abriu para vós e a três pessoas, mais outras 2 se juntam agora na onda daquilo a que nós, em conversas de amena cavaqueira, apelidavamos de "chapada de luva branca". Aqueles que sentados no cadeirão do poder empregavam de comportamentos e linguagem "sexualizada" ficaram neste curto espaço de tempo a braços com uma situação impensável: terem que dar resposta à ausência de 5 funcionárias de um dia para o outro, sob pena de terem os seus clientes à perna. Não ficam ainda saldadas as dividas, porque ninguém paga o desgaste, a humilhação, a depressão do nosso amigo D, a humilhação da Graça, o uso do nome da Lolita para fins ilícitos, os impropérios feitos e ditos à Armanda, o dinheiro que se deve à Alina, entre outros. Mas já é um começo.
Há quem diga que a vida é um etorno retorno, eu quero esquecer que estive num "inferno à beira mar erguido", onde me perdi, naufraguei e onde ousaram, para se defenderem, denegrir a imagem das pessoas, no momento em que descobriram que três delas já não continuariam por lá.
O que me enraivece é que o comandante máximo deste navio continue a aparecer na praça pública como sendo uma pessoa de valores raros, intocável e note-se extremamente solidário com causas humanitárias.
Apraz-me, no agora, dizer que o meu, o nosso, maior trunfo é e será sempre este: termos ousado vencer a barreira e não nos termos permitido apagar na corrente. Termos saido de cabeça erguida e cientes de que a verdade, a honra, mas acima de tudo a ombridade de OUSAR SER nos está tatuada como arma maior. O que outros dirão de nós, minhas queridas, não nos interessa, porque a Honra, essa ninguém nos pode tirar.
Boa sorte minhas queridas amigas :)

domingo, setembro 21, 2008

Amizade

Em resposta ao pedido de um familiar que quis celebrar a amizade num encontro recente:

A amizade é como uma valsa que aprendemos a dançar, deixando-nos levar pelos passos dos que nos conduzem. Se um dos pares troca o passo e cai, o que fica de pé, ergue-o. Ninguém notará que a queda ocorreu, pensarão que fazia parte da encenação. Se porventura, um dos elementos do par não desejar continuar a dança, o outro segura-lo-á e não o deixará desistir. Os amigos são para sempre, costumo dizer que os amigos verdadeiros são família, alguns há que são como irmãos.

segunda-feira, setembro 01, 2008

Um retiro que se espera o menos breve possível...

Meus amigos e leitores assíduos, são para vós estas palavras enlevadas de gratidão e profundo sentir.
Inicio hoje um périplo por uma vila que muito estimo, onde as cores enchem de esperança, vontade e novo fulgor quem por aqui passa. Doravante e dado o trabalho que abraço com garra, passarei a ter menos tempo para dedicar a este espaço. Não obstante, prometo actualizá-lo e renová-lo (se porventura vier a achar necessário fazê-lo) sempre que a disponibilidade horária e o cansaço ( ou a ausência dele) mo permitirem. Carrego, neste momento, o voto de confiança de pessoas que me conhecem pessoal e profissionalmente, que apostaram em mim, na minha força e carácter. Devo-lhes muito e, por conseguinte, aliando alguma (parca) experiência e ânsia de vencer, tudo darei para que a aposta (em mim) seja uma aposta ganha. Estão traçados os objectivos e metas que tenho de cumprir. Os próximos 4 meses, obrigam-me a um esforço prazeroso para os atingir.
Até um novo post!