Desiludido...
Quando o ano passado esta Orientação me foi entregue, olhei para a lista dos alunos e reparei que eram 23 homens, pensei que até nem era mau, uma vez que se tratava de um curso de informática/manutenção de equipamentos. Os três primeiros meses do curso foram terríveis, desde o não saberem estar numa sala de aula até às faltas de respeito, acontecia de tudo um pouco. Com esforço lá os fui convencendo que tinham de mudar o comportamento, se não queriam fazer como o curso anterior em que a taxa de sucesso foi de 10%. O final do ano passado e este ano tinham corrido lindamente, sem uma única queixa dos colegas formadores. Trabalhadores e respeitadores como poucos, sentia um orgulho imenso na minha turma, porque via a evolução que tinha acontecido e sentia-me co-responsável por essa alteração, com os meus sermões e com as minhas conversas de “café”. Eram os “meus meninos” e ai de quem dissesse mal deles...
Na outra semana e nesta a turma descambou completamente, recebi duas participações disciplinares, o Ante-projectos das PAP, que têm de entregar até sexta-feira, não querem saber, desligaram completamente… Mas hoje foi a gota de água, quando um aluno faltou ao respeito a uma professora e levantou-lhe a voz à minha frente… Não quis saber quem tinha razão se era a professora se o aluno, faltas de respeito é que não. Resultado levo os alunos para uma sala de aula e prego-lhes um sermão de meia hora. No restante do dia, quando passavam por mim deitavam a cara ao chão, nem tinham coragem de me olhar nos olhos…
Estou desiludido com os meus meninos…
20 Comments:
Se passarem por aqui concerteza verificarão que a sua conduta não foi correcta e a vergonha dê frutos.
Bem, o sermão surtiu efeito, sem dúvida, ou de outra forma passariam por ti como se não tivesse acontecido nada...
Pode ser que agora revejam a conduta que têm tido nos últimos tempos, e voltem a ser aquela turma porreira de que tens tanto orgulho. :)
Bem, mas é assim que se cresce, não é verdade? beijo...
Estou a ver que isto hoje é tudo a dar-lhe...
Trabalhar em grupo é sempre muito complicado, pior ainda quando temos de alguma forma de os "grir / orientar"...
É muito complicado, mesmo. Compreendo perfeitamente a tua decepção, mas a vida é feita exactamente disto. Criaexpectativas e depois os resultados finais nãotarem à altura....
Melhes dias virão, verás. Amanhã é um novo dia.
As desilusões magoam, mas também nos ajudam a crescer, pessoal e profissionalmente. Conheço perfeitamente a sensação.
Fica bem. Bjs
é estranho, a turma ter descambado nestas últimas semanas. Haverá uma explicação?
(olha, boa sorte para os próximos dias)
Mas vendo as coisas pela positiva, araj, ganham todos um pouco com o sucedido:
- a professora insultada,se depois de se conseguir colocar mais além das razões de tal comportamento, conseguir perdoar e prosseguir a sua tarefa com igual dedicação.(O perdão sabe muito bem a quem o pede mas melhor ainda a quem o dá..)
- os alunos, se conseguirem compreender a injustiça do insulto e tirarem ensinamentos .. mesmo que estes venham à posteriori e às prestações...
- o aluno que insultou, se mais tarde ou mais cedo se confrontar com o perdão carinhoso da professora. O perdão, a bondade incondicional tem este efeito.. o de ensinar todo o ser a sentir que o Bem e o Mal são ambos muito poderosos.. mas o Bem é infinitamente mais contagiante...e recompensador.
e tu, que vais subindo mais um degrau na escada da paciência, treinando-a até aos limites..
exercitando-a, limando daqui e limando acolá...até que acabará perfeita! De tanto treino na vida!!
Força araj, ..
que estas coisas às vezes são isso mesmo: treinos! Exercícios para nos ajudar a subir degraus!
Para os outros e para nós mesmos! Que te parece?
um grande abraço para todos os intervenientes desta história!
vá.. coragem. afinal de tudo.. são meninos..
Todos nós por vezes perdermos o autocontrolo, provavelmente foi o que aconteceu com os "teus meninos".
A desilusão essa será esquecida quando te voltarem a dar motivos para te sentires orgulhoso.
Até lá...força. :)
E tens muita razão para estares. E deves sempre mostrar pois é de frente que se enfrentam as feras e se mudam comportamentos. Boa!!
Pois... há coisas que por vezes não controlamos.
Beijinhos :o)
A Educação tem destas coisas. Acontece-nos a todos e os nossos meninos também precisam de saber que temos sentimentos. Afinal somos Humanos!
Beijinhos
Em Junho é a altura do descalabro, eles já não querem saber, estão saturados, só querem férias... a sorte é que está a chegar o final das aulas :)
Há sempre momentos destes..que nos questionamos se vale a pena,em que os nossos esforços parecem não dar em nada,mas no final...vemsempre uma recompensa! Não desanimes!Bom trabalho :)
Mais palavras para que?!, acho que já foi tudo dito e houve um comentario em particular que me despertou aatenção. O porque de isso ter acontecido somente nas ultimas semanas...Bem, mas agora as férias chegaram e a explicação pode estar ligada ao facto do cansaço final...sei lá, não sou boa em pedagogia:)))
Beijos
E não é provávelmente uma escola naqueles locais problemáticos, com histórias de vidas perfeitamente surrealistas, que depois de bem analizadas dão para entender certos comportamentos!
Há que seguir o nosso caminho mesmo com pequenas decepções!
Saudações!
Há que ter pulso forte, mesmo quando se trata dos "teus meninos".
A boa educação precisa-se...
vá lá, dá um desconto, são putos, estas ali para isso mesmo, p educar! e depois do rapanet, n te olharam em tom de guerra, mas de vergonha... certo?
:)
Boa!
Não te desiludas...
Devagarinho eles estão a aprender as condutas correctas... Não se pode mudar num dia ou até num ano comportamentos instalados desde sempre! No fundo eles sentiram...
Também sou professora e sei o que é isso!
Um bjinho e bom fds.
Araj, sabes não vais poder estar sempre presente para lhes oferecer os teus conselhos.Ou eles crescem ou nada feito. Tu fizeste a tua parte eles agora têm de fazer a escolha deles.
Enviar um comentário
<< Home