segunda-feira, setembro 17, 2007

Interrogação

Sofia Oliveira tinha dois anos quando desapareceu em 2004 da residência da sua mãe na Madeira; Claúdia Sousa tinha 7 anos quando desapareceu em Vila Verde; Rui Pedro tinha 11 anos; Rui Pereira tinha 14 anos; João Teles tinha 16; Jorge Sepúlveda tinha 14 anos; Beatriz Freman tinha 7 anos; Ana Santos tinha 15 anos; Rita Monteiro 17 anos. Estes são apenas alguns dos nomes e rostos que permanecem um mistério por desvendar e que se mantêm na secção de pessoas desaparecidas da Policia Judiciária. O que me intriga e deixa perplexa é a forma como os casos são tratados. Ciente de que todas as pessoas devem ser tratadas de igual forma perante a lei e que ninguém se encontra a cima dela, não compreendo, como é possível um tratamento tão desigual no que à investigação e atenção aos casos é dispensada.
Quer a policia judiciária, quer a igreja, quer a comunicação social tratou o mais recente caso do desaparecimento da menina britânica de forma completamente diferente do que até aqui havia sido feito.
Continuo sem conseguir perceber como é possível passar-se 30 minutos de um qualquer telejornal sempre tendo como destaque o desaparecimento da menina (situação que lamento profundamente) e as quezilas entre policia britânica, populares britânicos e polícia judiciária. Parece que nada mais importa neste país. Mas uma coisa é certa pelo menos desvia-se a atenção da população para a situação desastrosa deste país, que sob o jugo da política e dos seus governantes caminha para um local ermo, cujas políticas baralham o cidadão mais atento.

3 Comments:

At 21 setembro, 2007 22:44, Anonymous Anónimo said...

Aqui ha tempos ouvi a mãe do Rui Pedro numa entrevista falar e fiquei orgulhosa com a forma racional e nada ressentida como encara esta diferença de tratamento. Como ela diz é optimo que as coisas evoluem, que hoje haja um empenhamento diferente porque é sinal que a sensibilidade para certos temas despertou juntamente para uma consciencia colectiva que considero valiosa. No entanto concordo que ha algum aproveitamento e excesso da comunicação social mas não a sinto duma forma tão radical como a maior parte das pessoas...
Enfim...que isto está complicado não ha duvida...mas da-se as pessoas o que elas querem, não ha como fugir disso!

Bj

 
At 23 setembro, 2007 20:37, Blogger Alien David Sousa said...

Olá Carla, é a primeira vez que te leio no Blog do Araj. Assim sendo, é um prazer.

O que tens de ter em conta são determinados factores que nada têm a ver com a competência da nossa PJ.O casal Macnn – felizmente para eles - são muito bem relacionados -não são propriamente um casal comum, de classe média. O assessor de impressa do actual primeiro-ministro (se não me engano) vai passar a ser o seu porta-voz. Já para não falar da máquina que os tem ajudado. Não estou a dizer que são culpados, cuidado! Não estou. Mas pensa. A facilidade com que eles conseguiram uma audiência com o Papa foi incrível. E quem tratou de tudo? Pensas que outros pais conseguiam uma audiência só porque o seu filho/a desapareceu? Não! Houve ajuda de altas estancias por detrás. Governo? Sim. Claro. Até o governo Português ajudou, eles admitiram terem laços de amizade com certas personalidades influentes por terras lusas. Isto tudo colocado numa batedeira dá a mistura que tu vês. Resume-se tudo ao facto de muitas figuras influentes juntas elevarem este caso a um patamar nunca antes visto. Não é apenas o facto de ser uma menina inglesa que desapareceu em Portugal. Não. É um primeiro-ministro Inglês metido no caso...e muitas outras figuras que nós ainda desconhecemos.

A nossa PJ é das melhores do mundo. E muitas pessoas gostam de criticar o que é nosso - eu não fujo à regra - neste caso, tendo em conta tudo o que tem sido feito. Todo o circo que tem sido criado para desviar a atenção da nossa PJ para as pistas que vão aparecendo, até acho que eles estão a trabalhar bastante bem sobre pressão.

Quanto aos casos que mencionaste. Há que salientar uma coisa deveras importante que são as redes pedófilas.
Carla, a policia procurou essas crianças. Eles são profissionais, provavelmente a média não lhes prestou atenção. O facto é que a policia sabe que quando essas crianças são apanhada por redes pedófilas transforma-se em fantasmas. Desaparecem sem deixar rasto. E tudo o que eles podem fazer é enviar de imediato fotos delas para a Interpol no caso de uma dessas redes ser desmantelada.
Se fores ao SITE Inglês das "Missing Child" vais ficar arrepiada, porque eles que tanto nos criticam, não conseguem encontra 1 das milhares que desaparecem por ano, porque eles também sabem que estas crianças quando são apanhadas por redes pedófilas passam a ser fantasmas. Acredito que foi o que aconteceu ao Rui Pedro, à Joana...ou a tantas outras que tenho num dos links do meu blog nos " desaparecidos.

Para finalizar, os media procuram histórias porque vivemos num país pequeno onde pouco acontece. Nos Estados Unidos a história Maddie, já teria passado à história porque todos os dias têm casos de mortes, de acidentes, de fraudes, de violações...têm sempre material novo para apresentar, entendes? Enquanto nós...bem nós, é o que se vê!

Saudações alienígenas & Beijinho

 
At 28 setembro, 2007 22:38, Blogger deep said...

Totalmente de acordo!


Bom fim-de-semana a ambos!

 

Enviar um comentário

<< Home