quarta-feira, julho 26, 2006

6º Mandamento – Guardai castidade

O fim-de-semana passado foi prolongado para mim, aproveitei-o para tirar umas miniférias…

Sábado, ainda bem cedo, parto com destino bem definido, Fátima, essa terra que me acolheu enquanto adolescente. Foi lá que me tornei homem. Um dia deste ainda dedico um post a esta minha estadia em Fátima. Gosto de Fátima, não pela parte religiosa, mas pelo que lá vivi. A companheira da viagem, dizia-me a certa altura: adorava sentir algo de especial por aqui estar, mas não sinto nada. Pela minha parte, Fátima é apenas e só um local de boas e más recordações.

Mas vamos ao verdadeiro assunto do Post, quando estava no santuário reparei na frase que se encontra na imagem – 2006 – 6º Mandamento – Guardai castidade. Estou habituado e ver naquele local todos os anos uma frase diferente, mas esta deixou-me perplexo. O que é guardar castidade? Quem é que a deve guardar?

Guardar castidade é não ter relações sexuais. Se o é, por que devemos abdicar de um acto que dá imenso prazer!?

20 Comments:

At 26 julho, 2006 18:55, Blogger de Matos said...

e segundo a igreja, procriar nao é pecado... mas como as coisas andam, hoje em dia a propria igreja ja nem sabe o que é pecado e nao.

abraço

 
At 26 julho, 2006 20:08, Blogger travis said...

Eh pá devemos procriar e não ter prazer no acto por que isso é que é o pecado. Segundo o padre da minha paróquia devem ser adicionados "ao ragabofe procriador chicotes, cera quente, roupa de latex para não existir muito contacto entre a pele etc e tal)"
X

 
At 27 julho, 2006 01:57, Anonymous Anónimo said...

Prazer... essa é uma expressão que a Igreja desconhece de todo! A não ser o prazer de rezar, pois é claro! ;)
De resto, nao há prazer pra mais nada...muito menos no sexo!! Aliás, sexo só para procriação... e sem prazer! Logo, quando dois seres humanos estão a conceber um novo ser não devem e nem podem (mesmo!) gostar do que estão a fazer!

Se o acto sexual aos olhos da igreja é algo tão pecaminoso, porque raio não inventam eles qualquer outra estratégia para o ser humano fazer a coisa? Percebem? Sem ter que ser assim algo tão badalhoco :) como eles dizem...

A Igreja muda tanta e tanta coisa...Mas continua retrógrada na maioria delas!:$
Enfim...

 
At 27 julho, 2006 03:20, Anonymous Anónimo said...

Acho que a frase é meramente informativa:)). De qualquer maneira gostei da tua tradução apesar de não me parecer que seja assim tão taxativo para os senhores da comunidade católica!
Beijinhos

 
At 27 julho, 2006 10:05, Blogger Carlota said...

Desejo-te umas excelentes férias.
Eu vou ao mesmo. Não p'ra Fátima, mas mais a Sul.
Beijola.

 
At 27 julho, 2006 10:30, Blogger marta r said...

Estou como a tua companheira: também não sinto nada em Fátima. E com esses apelos à castidade, duvido que alguma vez vá sentir...

 
At 27 julho, 2006 12:25, Blogger Maria said...

A religião é uma cena espiritual... o sexo nem por isso. O sexo pode facilmente demover-te de qualquer pensamento ou acto espiritual, já o contrário parece-me díficil de acontecer....

Quanto a Fátima, só lá estive uma vez e senti o mesmo que sinto em todos os locais de culto deste tipo... Uma paz e uma calma imensa que deixam a alma e todos os fantasmas que vivem todo o tempo escondidos a sete chaves no sotão das memórias, a vaguearem por ali, e a atormentarem-me o juízo. Depois, quando saio ou me afasto, volta tudo ao normal, mas fico sempre com uma ligeira sensação de leveza....

 
At 27 julho, 2006 14:10, Blogger Lu.a said...

Para a Igreja o sexo só vale depois do casamento...e sem prazer, de outra forma é pecado!
A castidade tem de ser guardada até ao matrimónio. (NÃO SABEM O QUE PERDEM...!)
LOL

 
At 27 julho, 2006 15:59, Blogger Aragana said...

Olha... toma.

Ser casto.. guardai castidade... ide e so o fazei para procriar...

Que dizer?
Acho que já ninguém aceita essas coisas....

Ai se eu me ponho a falar... tipo... das grandes romarias de jovens ao vaticano e etc....

LOL
Bjus

 
At 27 julho, 2006 17:56, Blogger Livro para Davi said...

Que pecado esse 6º mandamento!
Será que é pecado pq é bom ou é bom pq é pecado??
bom fim de semana

 
At 28 julho, 2006 01:02, Blogger Belzebu said...

O meu ateismo torna-me suspeito!

Mas que a hipócrisia devia ter limites isso devia!

Mas enfim, gosto pouco de abordar questões religiosas pois são demasiado complexas para esta hora da noite!

eheheheh! Saudações infernais!

 
At 28 julho, 2006 11:56, Blogger L said...

Catolicisses......
lololol

Bom fim de semana.

emn***

 
At 28 julho, 2006 15:39, Blogger Su. said...

:)
sexo
sexo
sexo
sexo
sexo
claro q sim!
sempre!
por isso e por outras coisitas n consigo ser católica.
:) q me desculpe a virgem Maria, mas n tenho vocação para morrer leiga em matéria de prazeres!
amén.

 
At 28 julho, 2006 17:02, Blogger gnoveva said...

é-me difícil de acreditar que essa frase.. é triste. não tenho absolutamente palavras.

a igreja é demasiado irónica.

 
At 28 julho, 2006 23:38, Blogger Nunovsky said...

A igreja católica cada vez cativa mais...

 
At 30 julho, 2006 15:03, Blogger Paulo said...

«A ideia-mestra é esta: a castidade exige coragem!
A maior parte dos homens, mesmo daqueles cujos costumes são íntegros, devem lutar contra a propensão natural para a luxúria»

Estas foram as palavras de um padre amigo que, paradoxalmente,engravidou uma amiga comum.
Fátima, que mentira!!!!
Em fátima, a 13 de Maio de 2005, curti à brava 3 gajas durante 48 horas...quase que regressei de muletas....fiquei todo partido apesar de ter 24 anos. Foi este o «milagre».

Abraço
Paulo

 
At 30 julho, 2006 23:08, Blogger deep said...

Curiosamente, neste fim-de-semana passei duas vezes em Fátima, mas nunca, em toda a minha vida, estive no santuário.
Fica bem. Boa semana. Bjs

 
At 01 agosto, 2006 20:10, Blogger pinky said...

vá se lá saber pk é pecado. interpretações de quem faz votos de castidade de certeza!

 
At 02 agosto, 2006 09:52, Blogger Luís F said...

Coisas próprias da religião católica, só assimilar, não questionar... Mas também quem assimila?

 
At 09 agosto, 2008 13:33, Blogger GIL said...

o sexo é um ato natural do homem, assim nem os padres nem as freiras, deveriam ser privados desse prazer, guardar castidade seria respeitar "os limites da normalidade", em relação a sexo. Esse limite é aquele em que o ato sexual não vá ferir a integridade fisica e moral do ser humano.

 

Enviar um comentário

<< Home