terça-feira, abril 25, 2006

Professora...

Não tenho por hábito ler a Notícias Magazine, contudo, sempre que posso dou-lhe uma vista de olhos. No passado Domingo, enquanto tomava o meu café dominical, percorria a dita revista com olhos de pouco interesse, contudo, quando dou por mim estava a ler a crónica de Manuel Ribeiro, sub o título “As nossas queridas professoras”.

A dita crónica dizia “Não posso deixar de vir aqui publicamente expressar a minha profunda indignação pelo ataque que está a ser infligido às nossas queridas professoras, no sentido de as obrigar a cumprir o horário de trabalho. Trata-se de enorme violência para as próprias, para os alunos, suas famílias e população em geral.”.

Aquando da primeira leitura, julguei que, como a crónica tem como dominador “Provocações”, o texto tinha um sentido de humor bastante apurado, porém feita uma segunda leitura, dou comigo a pensar que o texto reflecte o pensamento da grande maioria dos portugueses, ou seja, “as professoras são uma cambada de maus profissionais, que não cumpre o seu horário de trabalho”.

Chamo atenção para outro pormenor na referida crónica, o facto de o autor se referir às queridas professoras e não os professores como seria normal…

Triste vida a deste país que coloca a classe que o ensina e “educa” na sarjeta…

13 Comments:

At 26 abril, 2006 00:48, Blogger deep said...

Nem imaginas como! Eu só queria ver certas pessoas a tentar fazer o papel, cada vez mais ingrato, dos professores.

 
At 26 abril, 2006 01:32, Blogger Belzebu said...

Resta o direito á indignação! Seja lá o que isso fôr!

Saudações!

 
At 26 abril, 2006 10:22, Blogger Ana P. said...

Vim deixar um beijinhos, depois destas mini férias que me souberam tão bem...

 
At 26 abril, 2006 12:06, Blogger Wakewinha said...

Podia começar agora a dissertar e ficaríamos aqui a conversar durante horas. Depois no final perguntavas-me assim: Wakewinha, estarás contra as tuas próprias colegas de profissão?, e eu respondia nim. Diariamente vejo na escola coisas que me levam a acreditar que há por aí muitos professores - evito a generalização, mas por acaso é mais óbvio nas mulheres - muito desresponsabilizados, e isso é muito grave! Enfim, nunca se sabe tudo, senão quando se está dentro da escola. E o que é vejo é tão subjectivo, que não cabe num comentário!

Um beijinho grande (com um enorme pedido de desculpa por andar afastada da blogosfera, mas os compromissos profissionais não têm dado tempo para muitas mais coisas)*

 
At 26 abril, 2006 12:56, Blogger Carlota said...

Desculpa, mas não percebi. A sério.
Tu ficaste chocado com o facto de se exigir a um professor que cumpra o seu horário de trabalho?
Volto cá mais tarde para ler a resposta!
Beijola :)

 
At 26 abril, 2006 13:46, Blogger Araj said...

Carlota, a crónica sugeria que as “minhas queridas professoras” para além do horário da componente lectiva (20/22 horas) não faziam mais nada. Contudo, com a nova lei, elas são obrigadas a permanecer na escola para além desse horário. A crónica sugeria entre algumas actividades que as “minhas queridas professoras” jogassem às cartas, para ocuparem tempo…
Mas o que me irrita mais é a ideia generalizada de que as “minhas queridas professoras” não trabalham e passam o tempo todo de férias…

 
At 26 abril, 2006 16:27, Blogger Alien David Sousa said...

Os professores têm o pior emprego do planeta.
Têm de ensinar criancinhas/jovens que não querem aprender. Ainda levam em cima com as partidas e faltas de respeito dos miudos. Chegam ao fim do dia sem a certeza de que valeu a pena...são mal pagos, mal tratados...e agora pelos vistos: mal falados!

Uma vénia a todos os professores deste planeta.

 
At 26 abril, 2006 20:55, Blogger Carlota said...

Ah! Agora percebi.
Desculpa, mas não tinha conhecimento dessas "novidades" de que falas.
Beijola.

 
At 27 abril, 2006 13:07, Blogger Mariana said...

Muito mau mas é um realidade bem vísivel em portugal. shame on us!

 
At 27 abril, 2006 14:13, Blogger pinky said...

é bem verdade! e é uma das profissões fundamentais para um futuro melhor do País!

 
At 27 abril, 2006 19:55, Anonymous Anónimo said...

Pelo justo paga o pecador e com os professores não é diferente! Ha na minha opinião muitos professores que só o são por falta de saidas profissionais nas áreas que realmente "amam" e dessa forma é impossivel não existir frustração que gera má vontade, que gera incompetência, que gera a notória falta de vocação e que culmina num desinteresse total!
Existe agora o outro lado,novas leis que cada vez agravam mais o problema .Assim é o ensino publico quem mais se ressente, não ha-de faltar muito para este ser a unica saida para os "tais" que estão ali por não poderem estar noutro lado! Quem é professor por amor acaba por optar pelo ensino privado, onde têm um ambiente de trabalho saudável, onde têm um horário cada vez mais benéfico que o publico, onde é reconhecido e bem tratado! No fim disto tudo quem paga é quem pode...pagar!

 
At 06 maio, 2006 01:56, Blogger Unknown said...

não era de esperar outra coisa... estamos perdidos, ninguém sequer sonha o trabalho que temos na escola e em casa!
Esse senhor deve ser daqueles que vai à escola despejar os filhos e depois só volta ao fim do dia para os levar para casa, como faz a maior parte dos pais deste país!

 
At 11 junho, 2006 10:42, Anonymous Anónimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

 

Enviar um comentário

<< Home