quarta-feira, outubro 29, 2008

A felicidade exige valentia.



"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
Fernando Pessoa - 70º aniversário da sua morte

4 Comments:

At 29 outubro, 2008 20:51, Blogger Ermelinda Silva said...

Oportuno esta texto!

Embora Pessoa fosse também um inocente, um "guardador de rebanhos - Alberto Caeiro", um sábio "engenheiro - Álvaro de Campos), um clássico - Ricardo Reis) e mais um do qual não gosto, além do F.Pessoa(a Mensagem)- dizia - nem sempre é tão objectivo e prático.

Eu não tenho só um Castelo, eu tenho castelos de pedregulhos que mando progressivamente reduzir a pó no meu moínho da dúvida e da crítica. Todas os meus pedregulhos são, portanto, pó, cinza e nada. E eu inteirinha, sempre igual a mim própria!
Apenas mais velha enquanto não for viver fora das leis da gravidade!

 
At 29 outubro, 2008 20:59, Blogger Ermelinda Silva said...

A felicidade exige valentia mas é da condição humana deixar-se vencer pelo pessimismo e, como Sísifo, carregar o pedregulho até ao cimo e, quando já perto do cume, a pedra foge-lhe e ele volta a erguê-la e a carregá-la, rumo ao cimo.
A isto chama-se masoquismo, gosto pelo sofrimento.

A felicidade é uma miragem, um sonho e às vezes uma cobardia, porque os valentes têm de sofrer, de combater infinitamente e, pelo menos, por um momento, temos de ter paz e dar tréguas à vida.Aí somos cobardes!

Sou a favor da ataraxia: nada me perturba, nada me inquieta, tudo me espanta, mas nada nem ninguém me incomoda.

E o que é a valentia sem a cobardia e vice-versa?

 
At 02 novembro, 2008 19:04, Blogger Alien David Sousa said...

Adoro esta frase Carla:

"Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história."

Não há mais nada a acrescentar.

Beijinhos

 
At 05 novembro, 2008 14:06, Blogger Lu.a said...

Um dos textos mais "populares" do Fernando Pessoa! :)

 

Enviar um comentário

<< Home