sábado, outubro 04, 2008

Vindima


Redordo-me dos meus tempos de meninice, em que nos juntavamos para a apanha da uva. As videiras são altas e por isso tinhamos que subir uns quantos degraus nas escadas de madeira e rezar para que a queda, a acontecer, fosse amortecida pelas ervas, que na altura eram bem menos. Era a vindima, uma altura de trabalho, mas acima de tudo de um convívio salutar. Os lagares aguardavam-nos ao fim do dia. Deitadas as uvas nos lagares em pedra, era hora de saltar lá para dentro e pisá-las. Aí, deixavamo-nos embalar pelo entoar das cantigas antigas dos mais velhos, escutavamos atentamente as hostórias das suas vidas e até altas horas da noite iam as tertúlias. Tertúlias ricas que começam a perder-se.

Hoje sinto-me regressar a esses tempos, é dia de vindima...

Bom fim de semana.

2 Comments:

At 06 outubro, 2008 16:31, Blogger Lu.a said...

Nunca fui a uma vindima, isto apesar de ter família na região do Douro...Já diz o ditado, casa de ferreiro, espeto de pau...:S

 
At 07 outubro, 2008 02:07, Blogger deep said...

Vindimei todo o fim-de-semana... lavou-me a alma o contacto com a natureza.
Felizmente para mim, que tenho vertigens, nas nossas vinhas não temos que subir a escadotes.

Boa semana. Bjs :)

 

Enviar um comentário

<< Home