sábado, agosto 23, 2008

Safo


Safo é um poetisa grega, nascida entre 608 a 612, antes da nossa era. Pela primeira vez, uma mulher ousa falar sobre os prazeres do amor. A sua ilha é Lesbos. Local onde cria um género de confraria de raparigas, inicando-as na poesia, dança, música e amor. Nesta ilha dá-se inicio ao mito do qual passaram a derivar termos que espelham o amor que une as mulheres.

Nas palavras de Safo:


Parece-me igual aos deuses o homem que, sentado na tua frente, escuta a tua voz suave e o teu riso encantador que enlouquece o meu coração.

Diante de ti, fico sem voz, a minha língua corta-se, a febre queima-me, os meus olhos choram, os meus ouvidos zumbem, toda eu suo, tenho calafrios, sinto medo, creio que vou morrer.

Mas é preciso ousar...

4 Comments:

At 23 agosto, 2008 22:12, Blogger alexia said...

Sábia a Safo:), ha locais onde só chega quem nao tem medo de naufragar ( uma "poetisa " mais recente e que dá pelo nome de Mafalda Veiga).
Fica bem!

 
At 26 agosto, 2008 14:02, Blogger deep said...

Lembro-me de ter estudado qualquer coisa sobre ela ou dela na faculdade. Lembro-me recorrentemente de um poema de Catulo, um autor latino, que começava talvez assim: "Vivamos mea Lesbia, atque amemus" (Vivamos, minha Lésbia, e amemos também) que, se não me engano, lhe era dedicado...

Bjs

 
At 31 agosto, 2008 17:33, Blogger Lu.a said...

Safada, esta Safo...!Hehehe :))

 
At 01 setembro, 2008 18:06, Blogger Alien David Sousa said...

Gostei, sim senhora. Ousar é a palavra de ordem!

Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home