domingo, junho 15, 2008

Lembrança de um sorriso aberto e sincero


Demorou, eu sei. Demorou a chegar o vento que te empurrou para fora do mundo cruel em que te viste mergulhada por tempo infinito. Não terão sido muitos anos, mas foram os suficientes para que cada segundo contasse como uma infinidade. Uma infinidade de sofrimento, temor, dor, angústia. Foram anos de tormentas, de lutas travadas. Algumas pareciam perdidas e foram-no, de facto, outras acabaram por ser vencidas. Não existiu nada que nos ocorresse que não tivessemos tentado. As palavras apareceram vãs, os gestos, que para nós faziam todo o sentido, perdiam-se, irremediavelmente, na máxima subjacente à acção e por ali permaneciam. Era com prazer e força renovada que o sorriso se abria a cada obstáculo ultrapassado.

Hoje, na distância que não se apaga, nas distâncias tantas a que acabamos por nos votar, ignoro ainda o teu verdadeiro eu, o motivo, a desdita, o fado, mas acima de tudo os teus últimos dias. Percorro a tua história de vida e consome-me saber que partiste sem ninguém ao teu lado; não porque não quisessemos estar junto de ti, mas porque escolheste caminhar sozinha. Até ao dia em que pelo telefone nos foi anunciada a tua caminhada para outro lugar que não este.

Sabiamos que te encontravas doente, essa foi talvez a última notícia que nos deste em pessoa; sabiamos, também por ti, que irias necessitar de tempo para ti. Na altura não percebemos o porquê de tanta mudança. Insistiamos em, continuamente, tentar contactar-te por telemóvel, mas verificamos ser impossível, porque as chamadas eram todas reencaminhadas para o voice mail. Procuramos-te na última morada conhecida e nem a tua mãe sabia de ti.

Indago o motivo que te levou a carregar essa dor sozinha, mas aceito-o. Não posso, no entanto, negar que gostaria de ter podido estar a teu lado, que me incomoda saber que partiste sozinha, quando tantos te amavam e queriam bem.

Só agora compreendemos a fúria, a raiva incontida, o desânimo e a revolta. Tal como muitos, pensaste que só aconteceria aos outros. Tinhas parceiro certo, eras-lhe fiel, confiavas nele. A confiança cega não te deixou ver além, como não deixa a ninguém na maior parte das vezes. Entrou na tua vida para te fazer sorrir e saiu dela destruindo a tua e a dele. Actos impensados que te condenaram a contactar com a fria realidade do mundo da SIDA.

Amiga... e nós que nunca desconfiamos...nós que nunca pensamos que a tua doença fosse essa... e eu que continuo inquieta por saber que partiste sozinha...

Permanecerás para sempre TU. A nossa lembrança: o sorriso aberto e sincero.

6 Comments:

At 15 junho, 2008 01:06, Blogger deep said...

Que dizer face a tanta dor e a palavras tão belas e sentidas?

Fica bem... o melhor que te for possível. :)

 
At 15 junho, 2008 19:03, Blogger Cöllybry said...

Fico sem palavras para comentar esta dor, neste texto cheio de sentimento...

Que a lembrança permaneça em Ti...

Beijito

 
At 16 junho, 2008 20:22, Blogger Alien David Sousa said...

Carla,é realmente doloroso viver uma situação como esta. Perder alguém que se ama deste forma tão cruel.
Não querendo parecer fria,as estatisticas dizem que o grupo alvo mais infectado com o virus da sida neste momento são as mulheres. E o motivo é provavelmente o mencionado no teu texto ( belo texto),a confiança no parceiro que acaba por lhes oferecer uma sentença de morte. A infidilidade nos dias de hoje não se resume apenas a ferir os sentimentos da mulher, é uma arma apontada à sua cabeça. É triste poder perder a nossa vida por termos confiado no nosso parceiro.

O teu texto é comovente,especialmente porque conseguiste que eu me colocasse no lugar da tua amiga. No querer desaparecer...no fugir de tudo e de todos...enfim, é triste, mas uma bonita homenagem.

Um beijinho carla e que recordes tudo o que vocês viveram com um sorriso....deixa a dor acalmar primerio

 
At 17 junho, 2008 18:07, Blogger clara branco said...

Há palavras que são impossíveis de escrever, sentimentos sinceros num post repleto de dor, que não é de todo fácil de traduzir em palavras, verbalizar. Estou certa que a tua amiga vai permanecer para sempre nos vossos corações, pois acredito que as pessoas se encontram por algum motivo.

um beijo

 
At 20 junho, 2008 01:16, Blogger João Videira Santos said...

Gostei deste texto e de outros.Seguramente...voltarei!

 
At 22 junho, 2008 11:12, Blogger Lu.a said...

I'm speachless... :S

 

Enviar um comentário

<< Home