segunda-feira, março 03, 2008

Pitiriase Rósea

Terça-feira reparei que me tinham aparecido umas manchas rosadas no corpo. Não liguei. Pensei que eram mordidelas de melgas. Sábado tinha o tronco, braços e costas cheios de manchas. A comichão era insuportável. Dirigi-me ao Centro de Saúde mais próximo. Diagnóstico: pitiriase rosea. E se falasse português? "dermatose aguda, de causas desconhecidas, rara, que surge, principalmente na primavera e no outono. Não é contagioso. Regra geral desaparece de 2 a 4 meses. Vai ser medicada, mas caso, estas manchas não comecem a atenuar dentro de 2 meses será necessária uma biópisa." Sai do consultório sorridente, não queria que vissem a minha apreensão... Cheguei a casa, olhei-me ao espelho e quedei-me no silêncio. Como se não bastasse, hoje decidi fazer limpezas, entornei uma garrafa que estava aqui por casa - da minha senhoria - e toca de ter uma intoxicação por inalação de produto tóxico desconhecido. Vias respiratórias irritadas, mas agora já bem. Na altura a tosse convulsa, os vómitos e a falta de ar pareciam querer matar-me.
Para saberem um pouco mais sobre a pitiráse Rósea: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962003000200010&script=sci_arttext

21 Comments:

At 03 março, 2008 02:26, Blogger deep said...

Não podia ser uma doençazinha vulgar? Tinha logo que ser essa coisa difícil de pronunciar?! :)) Vais ver que ficas boa depressa. Se te serve de consolo, tenho, desde os doze anos, um eczema nas mãos, que desaparece por uns tempos e regressa quando eu já me esqueço de que existe!

Fico contente que a tua amiga esteja a melhorar. Votos de rápidas melhoras para ambas.

Boa semana. :)

 
At 03 março, 2008 18:55, Blogger Vanessa said...

Carla, tenho de confessar que não consegui ter em atenção em mais nada a não ser o facto de saber que não está totalmente bem.
A doença realmente tem um nome estranho...mas tenho a certeza que a força da Carla supera isso e muito mais que possa surgir na sua vida. Desejo-lhe as melhoras, mais rápidas possíveis.Cuide-se, porque com a saúde não se brinca.
Um beijo cheio de mimos :)

 
At 03 março, 2008 19:11, Blogger Bento said...

bem se pode dizer, "um azar nunca vêm só" espero que fiquem por aqui.
As melhoras
Bjos

 
At 03 março, 2008 21:30, Blogger Su. said...

Poxa! Espero q estejas melhor!
Beijinho grande

 
At 04 março, 2008 00:09, Blogger calminha said...

Crlinha, força é só mais um contratempo da vida, lá vais ter de exercitar a paciencia e a coragem , mas vais ver que vais ultrapassar mais esta doença xatinha,faz o que mandam os medicos e confia, vais ficar bem.e se poder ajudar mesmo de longe....bjinho

 
At 04 março, 2008 17:44, Blogger clara branco said...

É, de facto, uma doença rara, e a a erupção cutânea desaparece em 4 a 5 semanas sem tratamento, embora ela algumas vezes persista por 2 meses ou mais. Tanto a luz solar natural quanto a artificial podem curar a pitiríase rósea mais rapidamente e aliviar o prurido.
Boa sorte nina, e as melhoras! Às vezes parce que nos acontece tudo ao mesmo tempo. Tens que manter o sistema imunitário forte e muita praia para apanhar solinho!
Pensa-se que a doença é causada por um agente infeccioso (desconhecido) - - o que não ajuda muito!
beijokas gds!

 
At 08 março, 2008 21:01, Blogger Duarte said...

Carla, faz tempo que cá não venho e infelizmente dei com este texto que me deixou apreensivo. No entanto, pelo que me descreves e pelo que já li sobre a doença, não há razões para dramas, infelizmente o percurso da vida por vezes coloca-nos ante situações destas que nos desafiam, que nos alertam, que nos tolhem a felicidade, mas que nos ensinam a viver. Também tenho um problema, quiçá de maior gravidade que o teu, todavia, a minha positividade e capacidade de ultrapassar, fez com que deixasse de ser problema :) Até passei a dedicar-me ao atletismo e sonho um dia correr a maratona. O desporto exorciza as doenças :) Um abraço, melhoras rápidas

 
At 11 março, 2008 22:08, Anonymous Anónimo said...

Andava eu à procura no google da doença que me tem atormentado nesta útlima semana, cujo nome ainda me custa pronunciar, quando me deparei com o teu caso. Querida Carla, não desesperes que esperançosamente dentro de 6 semanas, 4 se nao fores pessimista cm eu :X, isso passa :)
O meu caso foi idêntico ao teu, primeiro apenas umas manchas vermelhas que pensava deverem-se a uma alergiazita, ate que começou a alastrar-se por todo o corpo acompanhado por uma comichao horrivel.
Pela segunda vez que fui ao hospital, lá consegui uma consulta com o dermatologista e ele em tom de graça, vê la tu, disse k eu tinha uma doença com um nome engraçado "pitiriase rosada" e que nao tinha cura. Ainda nem acredito que isto so passa com o tempo.. ainda por cima agora que vem a primavera e que uma miuda quer usar roupas mais relevantes xD enfim, não há forma de esconder isto ja que o meu caso e dos mais graves (ate na cara tenho :| ). Mas não e isso que vais estragar meninas bonitas :D So te queria tranmitir palavras de solidariedade de alguem que te compreende a 100%

*beijinhos

 
At 22 março, 2008 02:27, Anonymous Anónimo said...

Se serve de consolo, tb estou com essa coisa.... vai fazer um mês... espalhou pelo corpo inteiro menos o rosto... coça muito, mal durmo d noite e estou gastando uma fortuna com remédios. meu email taticcastro@hotmail.com

 
At 05 maio, 2008 20:00, Anonymous Anónimo said...

Olá!

Nao tas sozinha.. Tb eu tenho pitiriase rosea..

Achei estranho aparecerem tantas manchinhas, mas cm sou alergica a mt coisa esqueci..

Mas a semana passada fui ao médico e ela disse pa passar la hj pa confirmar se era msm a tal pitiriase. Pois é.. La fui eu hj e confirmou-se.

Qd tenho mta comichao tomo o anti-histaminico e ponho uma loção hidrante.

As melhoras!

 
At 08 junho, 2008 19:45, Blogger Biológica said...

Bem, parece que também essa piritíase rosea tb me calhou a mim.. :S Apareceu o medalhão nas costas.. e espalhou-se pelo dorso e agora pela zona da barriga e estômago... só não tenho comichão!!

Amanhã vou ao dermatologista, para ele fazer diagnóstico...

Ainda temos k criar o clube dos doentes de Piritíase Rosea!! :) lol

Gostava de trocar umas plavritas com vocês, se quizerem adicionem:

bio.80@hotmail.com

beijos

 
At 08 junho, 2008 19:47, Blogger Biológica said...

ai enganei-me: PITIRÍASE ROSEA..

 
At 12 julho, 2008 00:21, Blogger Camila Carvalho said...

E atrás de mais respostas e explicações pra essa doença, encontro esse seu post por aqui!
Também estou com pitiriase roséa, apareceu em meados de maio e até hoje (julho), ainda tenho resquícios dela.
Fui ao dermatologista e a médica me explicou muito mal sobre a doença, vou marcar outro médico em breve, pois em alguns lugares já curados, fiquei com uma manchinha branca, parecendo que é a tal "Pano Branco", mas não é. Quero muito me ver logo livre disso.
Melhoras pra nós todos!
Um beijo

 
At 12 agosto, 2008 18:17, Blogger Tsarina said...

Carla,

Cá do Brasil achei seu post sobre "pitiriase rósea", que me acometeu há quase 3 semanas atrás.
Coisinha mais chata,não?!

Os exames de sangue ainda não estão prontos, mas, tudo indica que é isso mesmo.

Caso tenha alguma informação sobre como apressou sua cura, por favor compartilhe.

Bem, a esta altura já deve estar curada, assim espero!

Obrigada,

Karen MS

 
At 23 agosto, 2008 00:03, Blogger Denise said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 26 outubro, 2008 00:39, Blogger Unknown said...

Oi, eu também estou com essa doença chatinha desde fevereiro/2008. E quando eu penso que vai sarar, e volta as manchinhas. O pior é que coça muito. Já fui em 3 dermatologistas, vários remédios e nada...
Melhoras para nós!

 
At 02 dezembro, 2009 15:38, Blogger Unknown said...

JÁ FAZ DOIS MÊSES QUE ESTOU COM ESSA TAL DE PITIRÍASE RÓSEA, NO COMEÇO PENSEI QUE FOSSE ESCABIOSE (SARNA)FUI NA UPA E O MÉDICO DISSE QUE ERA ESCABIOSE ENTÃO COMPREI REMEDIOS PARA SARNA E NADA, JÁ TOMEI BANHO DE ÁGUA QUENTE E NADA, FIZ DE TUDO NADA DEU CERTO. ENTÃO FUI NO POSTO EM SÃO CRISTOVÃO O MÉDICO DISSE QUE ERA PITIRIASE ROSEA QUE ELA FICA DE 2 A 4 MESES
ME PASSOU UMA POMADA CREME DE URÉIA COM DEXAMETASONA E FIKEI BOM MAIS AGORA ELA VOLTOU.NÃO POSSO FAZER NADA NEM PEGAR SOL NEM JOGAR BOLA PQ CAUSA DESSA M......... COMO É QUE EU PEGUEI ISSO????

 
At 02 dezembro, 2009 15:41, Blogger Unknown said...

SÓ NÃO FIQUEI COM MELDALHÕES NO CORPO PQ ESSA POMADA É MUITO BOA SE NÃO ESTAVA FERRADO COMO VI AS FOTOS AE NA INTERNET CRUZ CREDO

 
At 02 dezembro, 2009 15:43, Blogger Unknown said...

''
MEDALHÕES''

 
At 07 abril, 2011 17:03, Blogger Raquel said...

Curei minha filha com Révia/Naltrexona fracionado 4,5mg(1 dose;capsula por dia, após as 21:00hs), mastigar uma colher de sopa polén de abelha e passando no local bicarbonato de sódio ou oleio de linhaça prensado a frio. Tudo certo em menos de trinta dias.

 
At 05 julho, 2011 11:55, Blogger viviane said...

Meu nome é Viviane e por incrível que pareça fui curada com um produto maravilhoso de uma linha chamada forever. É uma linha natural toda à base de babosa. Todas as pessoas que disseram que tem essa doença não tem cura sempre volta ,pois eu fiquei curada graças a Deus e a esse produto maravilhoso.Quem quiser saber melhor sobre esse produto o meu email e:vivianeruiz_@hotmail.com.

 

Enviar um comentário

<< Home