segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Sobre a entrevista de José Sócrates

Estive a ver atentamente a entrevista do nosso Senhor Primeiro- Ministro José Sócrates. Uma entrevista que revela um despotismo, claramente encoberto, em que tudo tem vindo a melhorar aos olhos deste senhor, o nosso porta-estandarte, que não vê como nós, a pobreza, cada vez maior em que estamos mergulhados. O crescimento que apelida de francamente notório, não se percebe a olho nu, nem nas carteiras dos portugueses. Uma entrevista que se baseia em comparações de um altruísmo que eu não consigo ver, nem perceber. Andamos há três anos consecutivos a ouvir falar num crescimento que não se nota. De acordo com Sócrates, o desemprego tem vindo a baixar, não obstante, o desemprego em camadas licenciadas tem aumentado. Quando o jornalista o questionou relativamente ao aumento do desemprego da mão de obra qualificada, José Sócrates defendeu-se ao abrigo do “o que se conseguiu foi muito; há hoje mão de manobra e temos um crescimento económico que se notaria se não fosse o défice orçamental.”
Sócrates “garante aos portugueses confiança”, de acordo com o próprio, e “não fosse o problema do défice orçamental teríamos crescido 2,5%”. Um discurso que volta que não volta toca sempre nos mesmos assuntos. Palavras fixadas, um discurso oco, vazio de sentido.
“Nada daria mais gosto a um primeiro ministro do que…” sempre as mesmas falas. “Quero recordar-lhe o seguinte”, “as pessoas não pagam mais, há, isso sim mais pessoas a pagar”, andarei eu porventura a sofrer de amnésia súbita constantemente? Ou terei de facto cada vez menos dinheiro para fazer face às minhas despesas?
Apenas dez minutos desta entrevista, que, foi, essencialmente, um monodiálogo socratiano, e comecei a ficar cansada. Uma irritação abate-se sobre mim. As questões que se lhe colocam são rebatidas com um “não desculpe…desculpe mas…as coisas não são assim…não concordo quando diz…as pessoas sabem que estamos a ir no bom caminho…também não podemos permitir que o estado pague juros a mais…”.
O nosso crescimento assenta, de acordo, com Sócrates nas exportações e o crescimento foi global desde há muitos meses. Em que meses? Quais são, efectivamente os dados desta melhoria? “Estamos perante uma mudança estrutural da nossa economia, e tenho de felicitar os produtores de calçado..” Será isto uma forma de tentar acarinhar os trabalhadores por forma a obter mais votos?
Sócrates tem um discurso cansativo, repetitivo, oco de sentido, uma imagem demasiado gasta pelas politicas e elementos que escolheu para fazerem parte da sua equipa. A massa cinzenta do governo é um ponto em branco. Se alguns há, pouco se vê. A fluência e solidez dos seus discursos são inexistentes. Pouco ou nada de novo nos traz nas questões essenciais.
Numa coisa está certo ao utilizar o verbo “dar”, ora atentemos, “quando os professores dão as notas”, de facto, os professores, neste momento dão notas, já quase não avaliam, dão. E amanhã serão estes os nossos primeiros ministros. “Não há futuro sem escola”, isso é verdade senhor primeiro ministro, mas com politicas destas na área da educação, a afirmação mais correcta será esta: não existirá futuro com escola, como esta que está a construir!
Sócrates tenta combater as classes profissionais que eram mais mal vistas na sociedade, como tentativa de aumentar a sua popularidade? Parece-me que esta minha suspeita terá alguma razão de ser, senão vejamos: atacou os médicos, enfermeiros, professores, forças policiais. E onde entram os políticos, presidentes de Câmara, tribunais, juízes? Serão estas algumas das classes sociais onde não importa tocar? Politicas que se sobrepõem umas às outras numa catadupa, tentando dar um sentido e rumo que começa a desvanecer-se mesmo antes de implementados.

12 Comments:

At 18 fevereiro, 2008 22:23, Blogger calminha said...

olha Carla, concordo contigo, sei k nao é o estado k tem culpa de tudo, mas é verdade, que o estado se nao apoio o povo, é dificil, que alguem se anime a investir e a fazer mais por este pais , quando as instituiçoes , e o governo, nao apoia sequer as ideias k podiam ser viaveis e transformar um pouco a economia.é uma crise europeia a da economia , mesmo mundial , mas o socrates onde nós ker levar...não olha a miseria em k estao tantas familias?nao se nota este pas a ficar com ilhas de muito ricos e de guetos muito pobres? o ensino ,a saude, etc...bem mas nao desanimemos...uma boa semana

 
At 18 fevereiro, 2008 23:25, Anonymous Anónimo said...

Esta veia politica não lhe conhecia... mas que bem. Já pensou enveredar por uma carreira jornalistica ou mesmo politica? Quem escreve assim, demonstra uma fluidez de raciocinio, que é aliás umas marca sua, e que tantas vezes, quando a escutávamos nos deixavam coladinhos à parede... apetece-me dizer-lhe não se deixe vencer, não fique por aqui, pode voar bem mais alto. Sócrates é uma nódoa na politica governativa deste país, as suas politicas são populistas apenas e só.
Nês

 
At 18 fevereiro, 2008 23:43, Anonymous Anónimo said...

Nês,

Não tenho por hábito comentar sobre comentários que me são feitos, não obstante, a consciência, enquanto juiz interior, obriga-me a fazê-lo. O que escrevo, as minhas reflexões, são parte integrante daquilo que SOU. Nada me retira ou me dá mais valor,pelo que aqui exponho ou pelas inúmera conversas e "ensinamentos" que fui partilhando connvosco. Não nego que o ego fique satisfeito quando verifico que apesar dos anos passarem, da distância ser kilometricamente grande, continuam a estar atentos ao que faço. Os meus pequenos contributos foram e serão sempre uma forma de vos impulsionar a darem o vosso melhor, enquanto o tempo e vocês permitirem.
Um beijo sentido,
Vossa
Carla

 
At 18 fevereiro, 2008 23:50, Blogger deep said...

Já não consigo ver entrevistas protagonizadas por tal personagem. Os seus discursos tresandam a demagogia pura. Já não há nada que me convença. Nós, o "povinho", é que sabemos como é viver a contar trocos, enquanto esses senhores se passeiam, se vestem e governam com os euros de todos nós. Também a esse senhor e a alguns dos seus ministros - em particular uma ministra - me ocorre citar Álvaro de Campos: "Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas/ Não me macem, por amor de Deus!/ Vão para o diabo sem mim (...)".

Boa semana e desculpa o desabafo. :)

 
At 19 fevereiro, 2008 16:35, Blogger Lu.a said...

Minha querida, eu já desisti! Claramente o Sócrates vive no pllaneta Arco-íris, não há hipótese!
Eu só vi 10 minutos da entrevista, depois desatei a fazer zapping, aquelas baboseiras que ele mandava boca fora eram demais para a minha paciência...

 
At 19 fevereiro, 2008 18:18, Blogger Bento said...

Concordo contigo, a bandeira desta estado ainda não percebi qual é, mas uma que é por os Func. públicos na miséria é de certeza (alguns claro, os que e é uma grande maioria recebem em média menos de 700Euros), vi pouco da entrevista, porque já não suporto o ar arrogante do homem e aqueles discursos robotizados, e porque acabei por ficar a ver uma reportagem na TVI e não deixou de ter uma certa piada sem ter, em que mostravam duas famílias, quase 100% trabalhadores do estado e os ordenados que lhe são pagos não dá para nada, as pessoas deviam perguntar primeiro antes de criticarem os F.Públicos... e este governo devia ter vergonha...

 
At 20 fevereiro, 2008 02:57, Blogger Alien David Sousa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 20 fevereiro, 2008 03:03, Blogger Alien David Sousa said...

"Andamos há três anos consecutivos a ouvir falar num crescimento que não se nota"

Carla, tenho de confessar que não aguentei. Tentei ver a entrevista do Socretino até ao fim mas não fui capaz. A sensação que tinha era que aquele idiota nos estava a passar um atestado de idiotas e como não me apetecia levar com esse atestado em cima, mudei de canal. Já esperava aquele discurso, o que não esperava foi o desabrochar de uma falta de tolerância para o ouvir.Mudei de canal. Que vá pregar para os peixes.
kisses

 
At 23 fevereiro, 2008 00:16, Blogger jocasipe said...

Sinceramente, já não tenho pachorra para ouvir esse gajo! Plim, o comando da TV entra em acção! Que mal tão grande terá feito a nação de Portugal para termos um gajo destes no poder.

 
At 02 março, 2008 02:40, Blogger paulo miranda said...

como li em algum lado, a janela de onde ele vê o país não o mostra da mesma maneira que nós o vemos.
mas o que fazer? há alternativas?

 
At 02 março, 2008 02:42, Blogger paulo miranda said...

fui buscar o link:

http://pedroroloduarte.blogs.sapo.pt/28208.html

 
At 08 março, 2008 21:09, Blogger Duarte said...

A este post, só posso dizer que,apesar de toda a unanimidade em atacar sócrates de quem aqui te visita, que eu respeito, só tenho a dizer que o país só tem a ganhar com as reformas implementadas, só pecam por serem muito superficiais, deviam ser mais profundas. Louvo a coragem de sócrates e sobretudo de alguns elementos da sua equipa, uma delas, pasmem-se, a ministra da educação. Só em jeito de reparo, não sou socialista :) Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home