segunda-feira, janeiro 21, 2008

Filhos do Afecto

Como é que é possível? Nunca te cansas de ler?
Esta perguntas são desnecessárias quando já se conhece a resposta, no entanto, não deixam de ser engraçadas. A leitura é, para mim, a melhor companhia, capaz de me elevar, de me levar além de mim mesma e possibilita viagens infindáveis por mundos que exigem uma interpretação profunda e consequentemente indagação e reflexão. Adoro este exercitar, constante, das capacidades intelectuais. E isto, nos dias que correm, vê-se cada vez menos, porque o ridículo do facilitismo convida ao não pensar. As políticas educacionais começam a fazer temer o dia de amanhã, veremos os nossos profissionais daqui a uns anos… espero estar enganada. Espero que sejam bons, mas temo não errar nesta minha convicção, pois verifico que a avaliação dos docentes está a levá-los a “passar” os alunos por “passar” para que não sejam penalizados pelos tópicos de avaliação impostos. Hoje em dia as notas são dadas, sem que se exija o esforço que elas acarretam. Posto isto, importa que nos debrucemos sobre a diferença e sobre a aceitação da mesma, que olhemos para ela como um modo de estar e ser muito próprios e que nos possibilita um crescimento e uma aprendizagem inigualáveis. Filhos do Afecto de Torey Hayden é, precisamente, a prova desta(s) diferença(s). Uma viagem por quatro mundos diferentes – Boo- uma criança autista, Claúdia - uma jovem grávida de 12 anos, Tomaso – um rapaz que viu o pai ser assassinado; Lori – a menina vitima de maus tratos que lhe deixaram sequelas graves, impossibilitando-a de aprender a ler e escrever. Não se trata de um livro fantástico a nível da escrita, não obstante, prende pela rara experiência que proporciona a leitura de cada página, colocando-nos nos locais e fazendo nossas aquelas crianças e vivências. Tomaso e Lori são para mim os personagens mais marcantes do livro, uma fonte de ensinamentos…

8 Comments:

At 22 janeiro, 2008 00:32, Blogger deep said...

Quanto ao futuro do ensino neste país - e ao futuro do próprio país -, só podemos, de facto, estar pessimistas...

Já tinha reparado nesse livro, mas não tinha ainda sentido o impulso de o ler. As tuas palavras servem-me de incentivo.

Boa semana. Bjs

 
At 22 janeiro, 2008 22:02, Blogger Hindy said...

Também gosto muito de ler mas por acaso não conheço este livro...

Beijinho hindyado

 
At 23 janeiro, 2008 07:17, Anonymous Anónimo said...

Efectivamente é muito bom ler, ler eleva-nos a outro patamar, um bom livro oferece asas… infelizmente é uma pena o nosso ensino ter uma visão tão pouco sensata, quanto a mim, de algo que já suplica uma atitude inteligente faz muito tempo… não sei realmente uma formula certa, sei apenas que existem modelos de ensino noutros países que resultam, vai dai, não entendo a dificuldade em se chegar a um modelo que se adapte melhor á nossa realidade, que nos ofereça a todos melhores resultados.
Hoje gosto também de ler, mas admito que comecei tarde, na escola a coisa não funcionou pq detestei todos os livros que me obrigaram a ler, e acredito que o problema da falta de interesse pela leitura nos jovens e adultos reside ai… enfim… continuava nesta lenga lenga, mas acho que já sabes o que quero dizer!
Quanto ao livro…. Obrigada pela ideia.
Beijoo.

 
At 23 janeiro, 2008 16:57, Blogger Vanessa said...

Não estaria a ser minimamente sincera se afirmasse que a leitura é algo que me desperta interesse. Mas assumo que tenho pena de não possuir essa vontade de ler, de aprender mais a ler. Assumo também que continuo a ter uma profunda admiração por si, pela forma como escreve, pela forma como expõe o que sente.
...Se conseguir encontrar esse livro nas bibliotecas, prometo tentar fazer um esforço para o ler, pois acredito que se gostou dele,é porque realmente deve ser interessante, e produtivo.
Um beijinho*

 
At 23 janeiro, 2008 21:46, Blogger Unknown said...

Também gosto muito de ler, quando visitar uma livraria a ver se encontro para dar uma vista de olhos, quanto a educação, não é de agora que vai mal, vai há muito tempo...

 
At 24 janeiro, 2008 14:52, Blogger Lu.a said...

"A leitura é, para mim, a melhor companhia, capaz de me elevar, de me levar além de mim"...exactamente como eu! :)

É um dos meus vícios!

 
At 24 janeiro, 2008 16:42, Blogger Duarte said...

Acho que é perfeita a forma como descreves o prazer da leitura e sobretudo a necessidade de exercitarmos o nosso intelecto e desenvolvermos a nossa capacidade crítica, sob pena de todos os cenários que temes e eu temo. Felizmente não consigo passar sem estar a ler um livro :) Quanto à sugestão, retive-a, um dia espero lê-lo, merece pelo que transmitiste. Beijos

 
At 24 janeiro, 2008 22:53, Blogger rute moura said...

Gosto muito de ler. Fiquei com curiosidade de pegar nesse livro...

 

Enviar um comentário

<< Home