sábado, janeiro 10, 2009

Amor incondicional.

Há datas, mas acima de tudo, momentos que não se pagam da memória, independentemente do tempo que passe, dos acontecimentos que ocorram. Quando paro para pensar, o que ocorre com frequência, invade-me um sentimento nostálgico de vivências imemoráveis. Dou-me conta que no próximo mês fará três anos que o nosso melhor amigo partiu, vítima de melanoma. Fechou os olhos para o eterno descanso, mas vivo nos nossos corações. Viveu a vida ensinando aqueles que consigo privavam e mesmo no fim dos seus dias mostrou-nos a luz que não conseguíamos ver. É surpreendente como mesmo no fim do seu trajecto conseguia fazer-nos rir e indicar-nos caminhos para além da tristeza. Encerrou em si, sempre, uma infinidade de transformações, que se revelaram essenciais para si mesmo e para os outros, por isso e por muito mais, que não consigo expor em palavras, desprendo-me para vos tentar mostrar o porquê de todos os anos o relembrar aqui. Exponho, por conseguinte, um episódio verdadeiramente marcante.
Um dia depois de ter sabido da terrível doença que o afectava e da impossibilidade de a vencer, chegou ao café à hora marcada, sentou-se e disse: “então Araújo vai uma bejeca ? e tu oh filósofa deixa-te de coisas porque hoje posso beber.” Na altura estava a dar aulas em Castelo Branco, aprendia a lidar com a diferença linguística da região e acabámos por nos envolver numa discussão que versava sobre a importância dos regionalismos. Lembro-me que o Brás e o Araújo acabaram por entrar numa discussão mais profunda, indo à literatura portuguesa. Falaram de Alves Redol, de Eça de Queirós, de Camilo Castelo Branco e de tantos outros. Quando dei por mim, estava na hora de ir. O Brás, achava que ainda era cedo e vociferou: “deixa de ser tão certinha e fica aqui com o amigo.” Disse-lhe não poder, porque no dia seguinte eu e o Araújo teríamos que nos levantar cedo para ir ajudar os meus pais a limpar um terreno junto ao rio da minha aldeia. Não esperava a reacção dele, que se expressou nestes moldes: “ai é? Então também vou. Sim, mais um a ajudar é sempre bom.”
- “Brás, és doido, com o problema que tens é melhor não.” – disse eu
- “Olha, olha…lá porque estou mais para lá do que para cá, tenho de continuar a viver. Vou e ponto final.”
No dia seguinte lá estávamos todos na levada a ajudar os meus pais, o sol apertava, pelo que o meu pai, conhecedor da situação do Brás lhe disse para ir para a sombra e se proteger, devidamente, do sol. A resposta que o Brás lhe deu marcou e continua presa na memória de todos quanto a ouvimos: “o sol que me podia fazer mal já fez, agora é esperar pela minha hora, mas tem de ser uma hora em que deixe uma lembrança boa”, dizia rindo.
Nunca esquecemos esse dia, a forma como ria, como dizia “porra esta coisa custa”; “xi, um copito ajuda”; “como pode esta gente viver da agricultura?”; “bolas vai lá vai que eu daqui a nada vou mas é ressonar”. Foi um dia em que rimos muito, dele e com ele, em que nos ensinou que as dores se amenizam se deitarmos para fora a ira. Mostrou-nos que a despedida com dignidade é importante, que importa que mesmo no adeus nos sintamos vivos porque somos amados.
Uns dias antes da partida escreveu estas palavras para o Araújo e para mim: “Não escolhemos o rumo da nossa vida, quanto vivemos ou podemos fazer, mas escolhemos os nossos amigos. Eu escolhi-vos a vós, para trilharem comigo os caminhos alegres e duros da minha vida. Amo-vos.”
Dizer amar não basta, temos de sentir o amor, mas acima de tudo partilhá-lo com os demais, por isso partilho aqui, mais uma vez, o amor incondicional e desprendido que nutri e nutro por ti Brás.

4 Comments:

At 11 janeiro, 2009 00:35, Blogger Ermelinda Silva said...

Comovente e profundamente educativo, dos sentimentos, da certeza do limite, da atitude perante a vida e a morte(a mesma), do valor da Amizade.

Amigos assim são como os tesouros. Moram connosco para sempre mesmo do outro lado porque trilharam as mesmas pegadas que nós e beberam do mesmo cálice da Vitória e da derrota.

Belo texto.

Bom Domingo!

 
At 11 janeiro, 2009 15:09, Blogger deep said...

Gostei muito de ler este teu relato. São pessoas como o teu amigo que devem servir-nos de medida para relativizarmos a nossa própria dor e para percebermos nos queixamos vezes demais de barriga cheia.

Um beijo. :)

 
At 11 janeiro, 2009 15:29, Blogger alexia said...

Amor incondicional é algo que existe na boca de poucas pessoas e menos ainda no coração...um privilégio sem duvida!
Bjo

 
At 11 janeiro, 2009 18:32, Blogger Su. said...

Gostei muito de te ler, em especial hoje, fiquei sem palavras... um grande beijo.

 

Enviar um comentário

<< Home