quinta-feira, dezembro 11, 2008

...

Ideias? ou vazio?
Gosto de brincar com as palavras, da mesma forma que, na minha infância, gostava de brincar com a terra. Não consigo explicar esta minha paixão pelos trocadilhos, não mo ensinaram, até porque nunca tive Latim, mas olho para elas e o meu cérebro vai-as desconstruindo. Quando me falam em ideias, fico reticente porque entendo que a palvra ideia pressupõe acção, inovação, postura crítica e indagante. A ideia não nasce connosco, constrói-se na busca incessante de nós mesmos e do mundo. A ideia cresce com a avidez, da mesma forma que o sonho, o desejo de ser ou fazer alguma coisa nos faz caminhar em direcção à sua consecução. Hoje descobri uma ideia nova (aqui a ironia não pode faltar) de que os meninos (alunos), coitadinhos sofrem (e esta é nova para mim) de ataques de fúria. Haja paciência... São tantos os nomes que se dá à falta de educação e regras, que a alma se perde... Não bastava a hiperactividade, tantas vezes mal detectada, as dislexias inúmeras, as desortografias, os desnuméricos (trocam os números), ainda temos os "ataques de fúria"... Ai, ai... e assim caminhamos firmes, hirtos e algo humilhados (será que estou errada?).

4 Comments:

At 11 dezembro, 2008 22:28, Blogger Lu.a said...

Não, não estás errada, até diria que estás assustadoramente certa!

 
At 12 dezembro, 2008 00:16, Blogger Ermelinda Silva said...

"Assustadoramente certa" é pouco.

A tragédia - dizia o Pe. Manuel Antunes, Catedrático na Faculdade de Letras em Lisboa - é a inserção da Imanência na Transcendência, ou seja, a consumação do crime: dar todas as razões a quem não tem razão, mais clara: a ingerência no estatudo do professor foi tanta que a posição do professor está a querer subssumir-se na posição do aluno, ou seja: qualquer dia, o aluno dá a aula e o professor "tem ataques de fúria, é sobredotado, hiperactivo, e todas essas alarvices que o sucesso manda espevitar em quem é preguiçoso, ocioso, mal educado e protegido do sistema.
Só agora reparei que a pontuação está mal feita mas a raiva é tanta que não volto atrás...

Concordo, mil por cento! Outro erro(a percentagem é aferida pelo 100 e não pelo mil).

Se não brincarmos com isto é isto que brinca connosco...

Trágico é para quem vai morrer estúpido!

 
At 13 dezembro, 2008 00:36, Blogger Alien David Sousa said...

Não, não estás errada Carla. Isto é um circo. No meu tempo - e sou nova - não existia nada disto. Por favor! Qualquer dia: ataques de raiva porque são cães e necessitam de vacinas. É tudo um disparate pegadao para despenalizar cada vez mais os alunos. Eu acho muito bem que se preste uma especial atenção a alunos com dificuldade de aprendizagem, agora, há limites para a estupidez.

Beijinhos

 
At 14 dezembro, 2008 15:38, Blogger Donagata said...

Errada? nada de mais certo. E o pior de tudo é que a coisa tende a piorar pois cada vez se inventam mais desculpas com nomes ultarsonantes para atitudes que não passam de meras faltas de educação. E, como agora, qualquer coisa que contrarie a vontade imediata da criança, ou jovem, ou até adolescente é potencialmente traumático, estamos a formar uma geração de gente "trimnotizada" como dizia a mãe de um aluno meu, e desregrada pois ninguém lhes faz ver a sua indispensabilidade.

 

Enviar um comentário

<< Home